O EMDR é uma abordagem terapêutica inovadora desenvolvida para o tratamento de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), mas também é usado com sucesso para tratar uma ampla gama de distúrbios emocionais, ansiedade, fobias e outros problemas de saúde mental.
O principal objetivo do tratamento EMDR é ajudar os pacientes a superar os efeitos de traumas emocionais, especialmente transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), e promover a recuperação emocional.
Os transtornos mentais são as alterações que ocorrem na mente humana sadia e a fazem adoecer, trazendo dificuldades em diversos campos da vida do indivíduo como, por exemplo, em seu meio familiar, profissional, no relacionamento com as demais pessoas e na sua maneira de perceber a vida e a si mesmo. Não existe uma causa única aos diversos problemas mentais, todos eles têm suas origens na interação de múltiplos fatores que atuam no campo biológico (genético, orgânico), psicológico (estrutura de personalidade) e social (relações humanas, meio ambiente, estressores externos). Por isso dizemos que os transtornos da mente possuem uma origem bio-psico-social. O tratamento dos transtornos psiquiátricos depende primordialmente da avaliação clínica feita pelo profissional competente. Exames podem ser solicitados no momento da investigação. Uma vez confirmado o diagnóstico, será proposto o tratamento específico para o quadro, que poderá consistir em psicoterapia, uso de medicamentos ou a combinação de ambos.